Malalai App - Quijauá Tecnologia

O cliente: Quijaua Tecnologia

O problema: Em um país onde mais da metade da população afirma ter medo de sair à noite (IBGE, 2022), a sensação de insegurança é uma constante nas grandes cidades, principalmente para as mulheres que ainda precisam lidar com casos de violência sexual. Foi tendo por base essa triste realidade que surgiu o Malalai App, uma ferramenta colaborativa no qual os usuários e usuárias informam sobre ruas perigosas, pontos de policiamento e podem apontar rotas alternativas mais seguras.

O desafio: Atuar na UX Write de um aplicativo voltado principalmente ao público feminino. Por ser uma ferramenta que poderia ser utilizada em momentos de pânico e emergência, o tom e a voz definidos deveriam ser empáticos e, ao mesmo tempo, dinâmicos e funcionais.

Minha atuação: Infelizmente, não atuei desde o início do projeto, então não estive presente nas primeiras entrevistas e no processo inicial de pesquisa. Ainda assim, por meio de desk research, benchmarks e conversas com o time, fui capaz de chegar a um melhor entendimento sobre a dores dos usuários e usuárias. Além de realizar toda a UX Write do Malalai App (Ctas, mensagens de erro, alertas, arquitetura de informação, dicionário controlado), dediquei uma boa parte da minha atuação à usabilidade de texto e à adequação de tom e voz, sempre frisando aos designers visuais e desenvolvedores que de maneira algumas as pessoas usuárias poderiam ficar sem uma resposta da ferramenta. 

Resultado: Durante os anos de atividade, o Malalai alcançou boas notas, elogios por parte das usuárias, principalmente, e obteve destaque na mídia especializada. Atualmente, uma nova versão do app está sendo produzida levando em consideração as opiniões colhidas na Google Store.

Using Format